Primeiro amputado a completar o maior evento de triatlo, o baiano conta como o esporte transformou a sua vida.
O Fortuna Crítica dessa semana chega com uma história de superação e que se transformou em inspiração para muita gente. No episódio que já está disponível no canal da produtora Arroz de Hauçá, no YouTube, o apresentador Luís Martins recebe o IronMan Fábio Rigueira, o primeiro triatleta amputado a conquistar o maior evento do triatlo por duas vezes apenas com uma perna, utilizando moletas e apenas uma parte do pulmão.
Durante a conversa, Fábio Rigueira lembrou da sua motivação em fazer do esporte um estilo de vida após superar um câncer agressivo, ainda na infância, que resultou na amputação de uma perna. “Aos nove anos, eu sempre digo, que foi uma queda que me levantou. Porque eu tinha uma vida normal, comum. (…) Caí brincando e machuquei, justamente, a perna a que estava com o câncer”, contou o triatleta sobre a descoberta da doença que mudou sua vida para sempre.
Ao apresentador Luís Martins, Fábio Rigueira falou sobre sua dedicação ao esporte ao longo dos anos que o transformou em uma das maiores referências do triatlo no mundo, além da prática do surfe e atuação como tatuador. “Logo quando eu amputei a perna, meu pai me deu uma bicicleta. (…) E eu sou muito grato a ele, porque hoje eu percebo que ele não me deu uma bicicleta, ele me deu asas”.