Luís Martins entrevista o engenheiro de som João Américo no Fortuna Crítica

Com mais de 40 anos de experiência, o técnico falou sobre trabalhos importantes ao lado de artistas de peso da música.

No novo episódio do talk show Fortuna Crítica, o apresentador Luís Martins recebeu o engenheiro de som e empresário João Américo para uma conversa sobre o mundo da sonorização. Reconhecido por trabalhar em grandes eventos e ao lado de artistas renomados como Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, João Gilberto e até Michael Jackson, o pernambucano falou sobre sua vasta experiência, casos e curiosidades da sua carreira que já dura mais de 40 anos. O programa já está disponível no canal da produtora Arroz de Hauçá, sendo exibido às quintas-feiras, às 21h.

Durante sua participação no Fortuna Crítica, João Américo falou um pouco sobre sua infância difícil no interior de Pernambuco, das suas habilidades e criatividade que ajudou sua família a ter melhores condições de vida e que ao longo dos anos foi se aperfeiçoando até se tornar um nome forte no cenário da sonorização. “Eu sempre fui muito dedicado”, disse Américo a Luís Martins sobre sua personalidade. Como empresário, João Américo destacou sua atuação com os equipamentos de som que o levaram a abrir sua própria empresa após anos dedicados aos estudos dentro e fora do Brasil.

Em mais de quatro décadas, João Américo reúne trabalhos importantes. O engenheiro de som preferido do cantor João Gilberto também recebeu notoriedade após seu maior feito, ser escolhido pelo cineasta Spike Lee para sonorizar o videoclipe de Michael Jackson em sua passagem por Salvador. “Um amigo meu trabalha com Spike Lee […] e foi ele quem me indicou para a produção”. Ainda durante a entrevista, ele falou sobre a realização do Sarau do João em que reúne artistas da música e literatura em sua própria casa e dos trabalhos feitos durante o Carnaval. “Sonorizei muitos trios. Teve uma época que eu fazia três trios simultâneo. Teve um período, por exemplo, que eu estava Ivete (Sangalo), sonorizava Daniela (Mercury) e a Timbalada”. Acompanhe essa e outras entrevistas no Fortuna Crítica que vai ao ar todas as quintas-feiras, às 21h.