O cantor, compositor, percussionista e arranjador fala sobre sua trajetória na música baiana em um bate-papo imperdível.
O talk show Fortuna Crítica chega à marca de 70 episódios no ar e o primeiro programa do mês de fevereiro está no ritmo do Carnaval, repleto de energia e musicalidade. O apresentador Luís Martins recebe o cantor, compositor, instrumentista e arranjador baiano Alexandre Guedes da banda Motumbá para um bate-papo leve e descontraído. Na ocasião, o artista recordou momentos da sua vida pessoal e carreira que o levou a participar de importantes grupos da Axé Music e a trabalhar com nomes de peso da música brasileira. O Fortuna Crítica é exibido todas as quintas-feiras, no canal da produtora Arroz de Hauçá, no YouTube, a partir das 21h.
Há 19 anos no comando da banda Motumbá, Alexandre Guedes carrega uma trajetória de lutas e conquistas que começou ainda na infância no bairro do Candeal, em Salvador. “Ali eu trago muitas lembranças e venho aplicando na minha estrada, nas minhas caminhadas. […] É um berço que vira e mexe eu tenho que fazer referência”, disse Alexandre ao revisitar o passado. Um dos momentos marcantes da carreira de Alexandre Guedes foi sua participação na primeira formação do grupo Timbalada. No início dos anos 90, Guedes deu voz à música “Canto pro Mar”, que virou um grande sucesso e no programa aproveitou para contar uma curiosidade sobre a gravação do videoclipe. “Como naquele momento a gente ‘tava’ com dificuldade financeira pra figurino, aí ‘botou’ uma calça de pescador e corpo pintado”, comentou aos risos.
Ainda durante a conversa, o baiano contou a Luís Martins sobre as participações importantes em projetos que marcaram sua caminhada como o álbum “Omelete Man” de Carlinhos Brown e sua turnê pela Europa, “Tropicália 2” de Caetano Veloso e Gilberto Gil, “Brasileiro” de Sérgio Mendes e “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor” de Marisa Monte. “As poucas vezes em que eu tive a oportunidade, eu fechava o olho pra tocar. Além de uma grande cantora, é uma grande pessoa. […] Eu só agradeço, porque ela tem essa valorização pelos músicos, pelas pessoas”, destacou Alexandre Guedes sobre a cantora carioca. Além da entrevista, o público ainda vai curtir uma performance musical inédita da banda Motumbá, direto do estúdio da produtora Arroz de Hauçá, dando as boas-vindas ao Carnaval.