Fortuna Crítica recebe a ultramaratonista de águas abertas Leca Melo

Atleta fala sobre sua maior conquista ao ser a primeira mulher a fazer a travessia Salvador – Morro de São Paulo.

O novo episódio do talk show Fortuna Crítica, que foi ao ar na última quinta-feira (04), recebeu a ultramaratonista de águas abertas Alessandra Melo, mais conhecida como Leca. O apresentador Luís Martins conversou com a paulista que ganhou notoriedade nos últimos meses ao conquistar o título de primeira mulher a realizar a travessia de 60 km entre a praia do Porto da Barra, em Salvador, e Morro de São Paulo, aos 49 anos em janeiro de 2024. O Fortuna Crítica é exibido todas as quintas-feiras, às 21h, no canal da produtora Arroz de Hauçá no YouTube.

Engenheira química de profissão e vivendo em Salvador há mais de 20 anos, Leca Melo encontrou no mar sua verdadeira paixão e desde a infância tem a natação como esporte. Leca já competiu em diversos circuitos marítimos desde que se tornou ultramaratonista, em 2020, sempre batendo seu próprio recorde e foi assim que ela foi trilhando sua trajetória até o seu maior e mais recente feito. Em conversa com Luís Martins, ela lembrou da importância do incentivo que recebeu do treinador logo após chegar na Bahia. “Como eu sou paulista, morava na capital, eu só nadava em piscina, tanto pra treinamento quanto pra competição. […] Fui morar em Lauro de Freitas então busquei uma piscina e meu técnico me falou ‘você já nadou no mar?’ e foi aí que começou minha história”.

Mesmo com toda a preparação física, psicológica e organização da sua equipe e família para o grande dia, Leca Melo contou ao Fortuna Crítica detalhes de como foi realizar sua maior prova até então. Cuidados com a alimentação, sinalização, comunicação com a equipe e até ataque de caravelas ela enfrentou para realizar a travessia que durou 23 horas e 30 minutos. “Eu nadei uns cinco minutos me queimando nas caravelas. […] Eu fiquei deformada, porque quando eu sofri as queimaduras, a reação alérgica foi instantânea”, lembrou Leca que mesmo com as limitações físicas conseguiu concluir seu próprio desafio e segue se preparando para os próximos. Acompanhe essa e outras entrevistas no Fortuna Crítica que vai ao ar todas as quintas-feiras, às 21h.