O fundador da editora de livros Caramurê conversou com Luís Martins sobre o cenário da literatura na Bahia e no Brasil.
A literatura foi o tema principal do talk show Fortuna Crítica desta semana. No episódio que foi ao ar na última quinta-feira (18), às 21h no canal da produtora Arroz de Hauçá, no YouTube, o apresentador Luís Martins recebeu Fernando Oberlaender. O empresário e fundador de uma das principais editoras e distribuidora de livro da Bahia falou um pouco sobre vida pessoal, cultura e empreendedorismo.
Apaixonado pelas artes plásticas desde criança, durante sua participação, Fernando Oberlaender lembrou momentos marcantes ao lado da família que o inspiraram a seguir a carreira como escultor, pintor e desenhista. “Eu copiava Michelangelo com 9 anos […] Minha mãe é formada em Belas Artes e me apresentou os mestres da pintura”. Deste dom, o artista nascido no Rio de Janeiro conquistou seu primeiro prêmio de pintura ainda na escola, em Salvador, e desde então já realizou diversas exposições individuais na Bahia, em São Paulo e no Rio.
Sobre sua outra paixão, os livros, Fernando contou a Luís Martins sobre os mais de 20 anos dedicados à Caramurê Publicações – sua editora e distribuidora de livros que já publicou obras de autores novos e renomados para adultos e crianças. “Como editor, você tem que ter a preocupação de ver o livro como um contexto geral. Não adianta você fazer só um bom livro”. Na ocasião, Fernando destacou o funcionamento da Caramurê: Café, Arte e Livros, um novo espaço de encontro para baianos e turistas que mistura literatura, gastronomia e artes com vista para a Baía de Todos os Santos, no Comércio. “A ideia era ter uma livraria que proporcionasse uma experiência ao leitor”. Acompanhe essa e outras entrevistas no Fortuna Crítica que vai ao ar todas as quintas-feiras, às 21h.