Gerônimo Santana fala sobre os 50 anos de carreira no Fortuna Crítica

Luís Martins recebeu o eterno “mensageiro da alegria” para uma conversa divertida sobre música baiana.

Completando 70 anos de idade e 50 anos de carreira em 2023, o cantor e compositor baiano Gerônimo Santana foi o convidado do talk show Fortuna Crítica da última semana. Apresentado pelo cantor e compositor Luís Martins, o programa reuniu momentos descontraídos e histórias marcantes da música baiana em mais um episódio exibido no canal da produtora Arroz de Hauçá, no YouTube.

Na ocasião, o eterno “mensageiro da alegria” contou a Luís Martins curiosidades sobre sua carreira musical que se tornaram marcos na cultura nacional, além de lembranças por trás de projetos lançados ao longo dos anos como cantor e compositor e comentou sobre o surgimento da Axé Music. “Luís Caldas é o cara que fixou o Axé Music, tanto na sua letra, como no seu ritmo. E era um movimento que ninguém se reuniu pra discutir esse tipo de estilo. Era farinha pouca, meu pirão primeiro. Isso aí, do Axé Music, era o fundamento”, afirmou.

Ainda durante a conversa, um dos assuntos contados por Gerônimo foram sobre suas composições, com destaque para o grande sucesso “É d’Oxum”, escrita em parceria com Vevé Calasans, cantada por diversos artistas pelo país e que ganhou uma performance inédita direto dos estúdios da Arroz de Hauçá.  A Luís, ele recordou como as luzes de Salvador o inspiraram na composição. “De sunga, 3 horas da manhã, um calor… A gente tomava banho de mar, voltava. Aí, vem Vevé com o violão, dá um acorde e diz: ‘esse é o acorde do sucesso’. Quando ele deu o acordo do sucesso, eu aí lancei a frase: ‘nessa cidade todo mundo é d’Oxum’”, recordou o cantor. Acompanhe essa e outras entrevistas no Fortuna Crítica que vai ao ar todas as quintas-feiras, às 21h.